Motivos que levaram o Palmeiras a ser campeão em 2018
Não são os motivos "mais importantes", mas em uma competição todo e qualquer detalhe gera a diferença, caso contrário fica como o adversário.
Não ignorando a única reportagem sobre o assunto realizado pelo R7 no link : https://esportes.r7.com/futebol/veja-os-dez-motivos-para-o-decimo-titulo-brasileiro-do-palmeiras-06122018 .
Essas considerações são boas, mas existem muitas outras que também deve ser relatadas ou olhadas de forma especial.
A ordem não é de relevância , pois: "nada pesa mais quando o resultado é em conjunto" e " se no campeonato existe soma de pontos, o mesmo vale para a soma de situações, por mais pequena que seja"
São os seguintes:
Patrocinador –
Ter um patrocinador é algo importante, no esporte de qualquer categoria sempre foi algo marcado na história e a busca incessante dos atletas, ou seja,por mais que está inserido em um "clube grande" é importante o apoio do patrocinador, ele tem suas funcionalidades e contribuições. O Palmeiras neste campeonato foi contemplado; um dos únicos a ser exclusivo da categoria, a empresa não patrocinou outro da mesma competição. Além disso a CREFISA está em primeiro lugar no ranking de investimento do Brasileirão. Analisando também este elemento, é importante salientar que os oito clubes da posição final da tabela do campeonato Brasileiro Serie A, são os oito que estão no Ranking que os patrocinadores mais investiram ( imagem ao lado), alterando pouca a ordem de comparação Classificação do Campeonato X Ranking de Investimento de patrocinadores. Mas pergunto: vocês têm dúvida sobre a potencialidade que um patrocinador pode trazer?
Afinal isto lida com a parte financeira e a segurança de investimentos .
Empréstimo de jogadores – Ter um elenco bom é o desejo de todos e obviamente contribui para os resultados. Opções de atletas para o Clube não foi o problema, existia na equipe bons nomes , muitos jogadores de diversas posições e funcionalidade, desfalque não seria o problema da temporada. O Clube emprestou cerca de 34 jogadores, ou seja, mostra-se um clube empoderado, e com jogadores suficientes, a distribuição foi distinta desde para clubes de outros países e de outras séries dos campeonatos Brasileiros. Além disso,é interessante que alguns emprestados beneficiaram diretamente alguns jogos e pontos, entre eles podemos citar as situações mais visíveis e comentada de Fabiano lateral direito do Sport Club Internacional que faz um gol contra no Jogo contra o Santos em outubro e outro erro lembrado foi do Juninho do Atlético MG que errou o passe na área do gol ocasionando o Gol do Palmeiras .
Ataque e defesa- Perante ao cenário construído, os atletas conseguiram ter os dois lados importantes, saber atacar e defender, em estáticas foram melhores , não só com os números mas na qualidade. Hoje existem muitos aplicativos que medem , controlam a velocidade, passes etc. Porém a estatística não é nada perante a qualidade, não adianta ter mais passes de bola se não saber finalizar, ou construir jogadas. Este fato diz a respeito da qualificação do time, competência da equipe técnica ( que sempre faz a diferença) e o apoio indiscutível da torcida.
Técnico – O treinador é o resumo do time, a influência exercida por ele é de grande importância, é o pai ( como muitos já chamaram) e o professor. Técnico que não ensina algo novo ou modifica costume velho, não é técnico. É o motivador e aquele também que impõem limites ( ser pai) que orienta , mas sabe colocar de castigo. Além do treinador toda a equipe é importante, profissionais sejam da preparação física até a diretoria , criar um espaço de evolução, os clubes têm que ser escolas de aprendizado e evolução, por melhor que seja um atleta sempre ele terá algo para evoluir . Outro motivador é o torcedor, ele é sempre muito importante , e se a maioria dos torcedores esta gostando do time, o time anda, sem torcedor não existe futebol. O torcedor é como os clientes, sempre tem que estar agradando a eles, ou explicando , tendo um bom vínculo. Isto também foi reflexo da forma como o marketing atuou e reflexo também dos resultados em campo.
Autor: Patricia Cassol Eickhoff
Comentários
Postar um comentário