Uma analise do jogo do Internacional

Hoje reflito sobre :
https://www.pensador.com/frase/MjM4Njg5MQ/

"O gol em uma partida é um ponto de analise,pois ele surge de um acerto ou de um erro." Patricia Cassol Eickhoff


Ao olhar o jogo do Sport Club Internacional ( Inter de Porto Alegre) contra o Fluminense nesta segunda- feira 13 de agosto de 2018 no estadio do Maracanã Rio de Janeiro, com o Placar vitorioso ao qual foi contra as estatísticas e previsões da rodada, pois o time da casa tinha maior probabilidade de vencer (segundas estimativas e percentuais).

O time visitante já nos 46min do primeiro tempo garante este placar.
E vem a pergunta: os gols surgem do acerto ? ou os gols surgem do erro?
Neste caso a resposta é: ambos , pois aproveitar os erros do adversário e compreender a tática de jogo faz parte do acerto.
Pensamos no jogo de xadrez , cada equipe tem o mesmo numero de peças, ou podemos pensar também no jogo de Damas e o tabuleiro,cada um inicia em seu campo e tenta chegar ao outro lado, dessa maneira precisa de elementos( peças) que defendem , que atacam...
Futebol não é só rola a bola ou correr atrás dela,isso até um animal faz ( cachorro, gato) pois é instintivo. Futebol é estrategia e JOGADA, é um jogo que precisa de preparação, planejamento e ter um mapa do jogo, caso contrario você estará jogando o jogo que o adversário apresentar. É por isso da importância de saber o que fazer com a bola , qual o caminho que ela precisa para chegar.
Cada jogador tem suas qualidades e dificuldades, isso também tem que ser trabalhado e considerado, uma preparação física é importante assim como saber controlar as emoções , atenção e ter raciocínio rápido, tudo faz parte e colabora.

Nós humanos temos a mania e cultura de estar sempre mostrando quem foi o melhor em campo, e assim o próprio jogador quer ser o melhor. Porém, futebol não é um jogo individual, muito pelo contrario, é composto por muitos profissionais e pela própria equipe .
O Inter fez um bom jogo, quem sabe a palavra união e muito mencionando como "família" nas redes sociais do atleta, fez a diferença. O ultimo treino foi no domingo dia dos pais, ao qual os jogadores receberam sua família no treino e também foram feitas homenagens, a influencia disso quem sabe foi minimo. Mas certamente ajudou, e deu importância ao trabalho, de "se jogador".
Para quem viu o time ser rebaixado e agora estar se  evoluindo, mostra-se o dilema:" tem que aproveitar as oportunidades". É interessante que todos falam em comum nas entrevistas : "pensar jogo a jogo" o mesmo que dizer " aproveitar cada momento" e ir construindo o futuro. Pois no futebol tudo se soma e também se subtrai,é um calculo que cada jogo mexe na tabela, e como já mencionei :" a grandiosidade do futebol e assim como dos esportes é que em cada ano mudam os campões bem como os craques". Não é algo determinado, mas  construído pela determinação, empenho e persistência grupal e individual.


Patricia Cassol eickhoff
Psicologa e pesquisadora e escritora de reações e emoções no esporte de rendimento 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Motivos que levaram o Palmeiras a ser campeão em 2018

O sonho da camisa dez