Torcedor se habitue a confiar no time e não em um único jogador.

De um tempo para cá o futebol parece que deixou de ser tratado como equipe , e sim tratado como futebol de um único jogador.  Não é por caso as expressões : “o futebol de Neymar” o “futebol do Gabigol”, o futebol de não sei quem. Nós Brasileiros, construímos uma grande cultura futebolística e foi “lançado” grandes profissionais para o mundo, em tal grau que existe o mercado da bola . Porém, agora estamos é contaminando o que construímos. O futebol é equipe, tanto que com um único jogador não se faz partida. O jogo só ocorre dentro de suas funcionalidades e posições, fora disso não existe futebol e tão pouco dará certo jogar somente com uma posição.
     Mas para além de jogadores, quando falamos em equipe é algo que atravessa os campos. A equipe é composta por direção que contrata e confia no potencial dos jogadores, por preparadores físicos que estudam diariamente estratégias para melhoria de seus rendimentos,  e prevenção de lesões, pessoas que se dedicam na preocupação alimentar, massagista, fisioterapeutas, analista de desempenho,  entre tantos outros profissionais que cuidam da saúde e observam atentamente. Mas, a equipe também tem outros trabalhos, o do roupeiro de deixar carinhosamente as roupas para entrar em jogo, as pessoas que fazem a limpeza dos estágios para quem chega sentir-se acolhido. O marketing que aproxima torcedores e o time. Ou seja, todos tem uma parcela para o futebol acontecer.
   O papel do torcedor, já diz no nome: torcer!, torcer que tudo de certo, estar presente nos momentos bons e ruins, e o mais importante JAMAIS ABANDONAR OU DESISTIR DO TIME!

Sobre o São Luiz de Ijui: 
     Agora quero falar de um time especial do Interior do Rio Grande do Sul, O São Luiz de Ijuí. Em meio às dificuldades e situações, soube driblar as adversidades, mostrou o seu potencial e trabalhou para o melhor. Talvez aqui ilustre melhor o que é uma equipe, comunidade apoiando, cada setor fazendo seu papel e contribuição. Tudo isso faz engrenar para o sucesso e ter ótimos resultados.
          Uma segunda observação, o time chegou a semifinal, enfrentando times de elite, que jogam em Copa do Brasil, Serie A, Libertadores, jogou com time que os jogadores foram convocados para copa do mundo entre tantos outros títulos e experiências. Porém, todas essas medalhas e Curriculum, muitas vezes não pode ser usado ou talvez sua validade expira, pois novos poderão atingir o lugar.
Talvez  esses troféus, coloca-se medo e respeito, ou talvez, em nossas mentes criamos um monstro que não é tão feroz assim, mas que alimentamos sua ferocidade . O futebol é feito de detalhes, assim como cada um tem uma missão, na partida os detalhes fazem a diferença, entre eles não pensar no impossível e muito menos desacreditar. O  esporte não é feito de maquinas que programamos, muito menos o futebol é jogado como um videogame, o futebol tem sentimentos, gera emoções, emoções que contribuem ou prejudica a excelência.
       Perante a tudo isso relato minha frase que esta no site do pensador  “ a beleza e grandiosidade do futebol está que a cada momento pode trocar os craques bem como os campões”.
      Quarta observação; que a comunidade não fique receosa por um goleiro ter saído, a comunidade tem que ficar é feliz. Fazer uma leitura diferente: neste campeonato foram para outros times três jogadores, e todos eles que faziam parte da defesa ( dois goleiros e um zagueiro), ou seja, a defesa está bem estruturada e representada, tanto que outros times estão comprando e querendo aquilo que é “Rubro“. E novamente a observação: você não tem que confiar em uma única pessoa, você tem que confiar é no time! Você tem que confiar na equipe, confiar em quem nunca jogou mas esta escalado. O trabalho é de equipe e não de individualidade, ou individualista. E lembra-se : Um sozinho não faz jogo! Todos são responsáveis.


Escrito por: Patricia Cassol Eickhoff

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Motivos que levaram o Palmeiras a ser campeão em 2018

O sonho da camisa dez